sábado, 19 de janeiro de 2013

Reunião de Avaliação com os Evangelizadores de Infância e Juventude


GRUPO ESPÍRITA ADOLFO BEZERRA DE MENEZES – GEABEM
DEPARTAMENTO DE INFÂNCIA E JUVENTUDE


PAUTA-AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - ANO 2012
OBJETIVOS:
1.    Avaliar o desempenho dos Evangelizadores nas aulas de evangelização infanto-juvenil, sensibilizando-os para a proposta evangelizadora do Cristo;
2.    Verificar os resultados alcançados com a evangelização durante o ano de 2012;
3.    Rever a prática pedagógica e aplicabilidade de técnicas e conteúdos significativos para a aprendizagem dos evangelizandos.
4.    Construir metas para a evangelização em 2013, a partir de estudo de textos.

9h - Música: “Fala com Deus” – CD Verbos, Tim e Vanessa

9h10 - Prece e boas vindas

9h15 - Texto: NO SERVIÇO CRISTÃOpág. 5*
                                                       Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.” – (I Pedro, 5:3)
Aos companheiros de espiritismo cristão cabem tarefas de enormes proporções, junto das almas...
Encontram-se nos círculos de uma experiência nobre demais para ser comentada, mas a responsabilidade que lhes compete é igualmente muito grande para ser definida.
A ti, pois, meu irmão, que guardas contigo os interesses de muitas almas, repito as palavras do grande apóstolo, para que jamais te envaideças, nem procedas “como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.”

9h20 - Soltando a Imaginação...
                              “Busquemos o Senhor, oferecendo aos outros o melhor de nós mesmos.”
                             “Vós sois a luz do mundo”, disse-nos Jesus.
Então, deixemos fluir a inspiração vinda do alto e vamos ao trabalho!

Música Instrumental: Enya – Storms in Africa

Colocar os quadros (com figuras de efeito, anteriormente selecionadas) virados para que a figura não seja vista e pedir que cada evangelizador escolha um. Em seguida perguntar: o que te sugere essa figura? Cada evangelizador deverá escrever e socializar as impressões que a figura lhe causou.

Texto: MEMBROS DIVINOS pág. 9*
         “Ora vós sois corpo do Cristo e seus membros em particular.” – Paulo (I Cor., 12:27)
Todos os aprendizes dessa classe desconhecem que a vida em Cristo é equilíbrio justo, encarnando-lhe os sentimentos e os desígnios, em todas as linhas de serviço terrestre. Paulo de Tarso assevera que somos os membros do Mestre “em particular”.
Onde estivermos, atendamos ao impositivo de nossas tarefas, convencidos de que nossas mãos substituem as do Celeste Trabalhador, embora em condição precária.
O senhor age em nós, a favor de nós. É indiscutível que Jesus pode tudo, mas para fazer tudo, não prescinde da colaboração do homem que lhe procura as determinações. Os cooperadores fiéis do Evangelho são o corpo de trabalho em sua obra redentora.
Haja,pois, entre o servo e o orientador legitimo entendimento.
Jesus reclama instrumentos e companheiros. Quem puder satisfazer ao imperativo sublime, recorde que deve comparecer diante dele, demonstrando harmonia de vistas e objetivos, em primeiro lugar.”

9h50 - Revendo Conceitos
Escolher figuras de revista que estejam relacionadas com a temática Evangelização (ex.: família, crianças em sala de aula, professores reunidos em estudo, relógio, material didático-pedagógico, Jesus, livros espíritas, dentre outras). Colocar essas figuras escolhidas dentro de um recipiente. Cada evangelizador, ao retirar uma figura, sem revelá-la aos demais participantes, deverá descrever se aquele objeto, cena ou situação, tem importância na ação evangelizadora e porque tem. Revelar a figura somente após terminar de falar, se algum participante não descobrir. Proceder assim até que todos falem.

Texto: QUE FAREI? Pág. 22*
                                           Que farei? – Paulo (Atos,22:10)
Milhares de companheiros aproximam-se do Evangelho para o culto inveterado ao comodismo. Como dominarei? – Interrogam alguns. Como descansarei? – indagam outros.
A pergunta do apóstolo Paulo, no justo momento em que se vê agraciado pela Presença Divina, é padrão para todos os aprendizes e seguidores da Boa Nova.
O grande trabalhador da Revelação não pede transferência da Terra para o Céu e nem descamba para sugestões de favoritismo ao seu círculo pessoal.
Não roga isenção de responsabilidades, nem foge ao dever da luta.
- Que farei? – disse a Jesus, compreendendo o impositivo do esforço que lhe cabia.
O Mestre determina que o companheiro se levante para a sementeira de luz e de amor, através do próprio sacrifício.
Se foste chamado à fé, não recorras ao Divino Orientador suplicando privilégios e benefícios que prejudiquem tua permanência na estagnação espiritual.
Procuremos com o Senhor o serviço que a sua Infinita Bondade nos reserve e caminharemos, vitoriosos, para a sublime renovação.

10h10 - Contruindo Metas
Após todos falarem, distribuir artigos da revista Reformador, do quadro Evangelização Espírita Infantojuvenil,  a partir de cujos textos,  os evangelizadores construirão suas metas para a tarefa de evangelização (no ciclo que evangeliza), na Casa Espírita, em 2013.

Música: “Médiuns” - CD Verbos, Tim e Vanessa

11h - Arrumando as gavetas
Decorar o flip-chart com motivos em E.V.A. ou de forma livre. Cada Evangelizador receberá 2 envelopes. Nos quais deverão colocar, num o que se deseja retirar da prática evangelizadora e no outro, novas propostas pedagógicas. Os envelopes serão colados no flip-chart, após todos socializarem seus desejos e propostas.

12h – Encerramento – Prece e agradecimentos

Referência Bibliográfica - *Opúsculo Compromisso e Responsabilidade com a Tarefa Espírita: Opinião dos Espíritos, Federação Espírita Brasileira (FEB) – Departamento de Infância e Juventude – V Encontro Nacional de Diretores do DIJ – 2007.

Figura disponibilizada à Evangelizadora para descrever suas impressões,  sob a ótica da Evangelização Espírita, no ciclo de atuação.

  
1ª parte das impressões da Evangelizadora sobre a figura  que lhe foi disponibilizada.

2ª parte das impressões da Evangelizadora sobre a figura que lhe foi disponibilizada.
Figura disponibilizada a uma segunda Evangelizadora para descrição de suas impressões.




Resultado das impressões da  segunda Evangelizadora.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

EMOEST 20 ANOS

O 20º Encontro de Mocidades Espíritas do Tocantins (EMOEST) será realizado nos dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro de 2013, na Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo Cruz da Silva. O evento tem apoio do Departamento de Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado do Tocantins e do Grupo Espírita Adolfo Bezerra de Menezes, em Palmas-TO, e objetiva proporcionar o estudo e a reflexão sobre a Doutrina Espírita, fortalecer nos jovens os laços fraternos e a solidariedade perante o próximo.  Você jovem, que tem de 13 a 21 anos e já participa dos estudos voltados para Juventude na Casa Espírita, é nosso convidado. A Família Bezerra terá imensa alegria em recebê-los... Informações: www.feetins.org.br .

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Vida em Família

Os filhos não são cópia xerox dos pais, que apenas produzem o corpo, graças aos mecanismos do atavismo biológico.
As heranças e parecenças físicas são decorrência dos gametas; no entanto, o caráter, a inteligência e o sentimento procedem do Espírito que se corporifica pela reencarnação, sem maior dependência dos vínculos genéticos com os progenitores.
Atados por compromissos anteriores, retornam ao lar, não somente aqueles seres a quem se ama, senão aqueloutros a quem se deve ou que estão com dívidas (...)
a família é, antes de tudo, um laboratório de experiências reparadoras, na qual a felicidade e a dor se alternam, programando a paz futura.(...)
A vida é incessante, e a família carnal são experiências transitórias em programação que objetiva a família universal. (...)
Suas carências são abençoados mecanismos de crescimento eterno.
Faze pelos filhos hoje, o que descuidaste antes.
A vida em família é oportunidade sublime que não deve ser descuidada ou malbaratada.
Com muita propriedade e irretorquível sabedoria, afirmou Jesus, ao doutor da Lei: "Ninguém entrará no Reino dos Céus se não nascer de novo."
E a Doutrina Espírita estabelece com segurança: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre - tal é a lei. Fora da caridade não há salvação."
Joanna de Ângelis  - SOS Família , Divaldo Pereira Franco.